Visão Geral do STBL:

O Seminário Teológico Batista do Litoral tem como filosofia fornecer as ferramentas certas às pessoas que desejam usá-las de maneira íntegra e correta.

Esse é o nosso intuito, pois entendemos a intensa necessidade que a igreja local, de todas as cores denominacionais, tem (não só na baixada santista, mas em todo o Estado de São Paulo e no Brasil), de pastores, educadores, músicos e líderes bem preparados e fundamentados na Palavra de Deus. Não simplesmente alguém que consiga inventariar doutrinas de um determinado segmento cristão. Trabalhamos para que o discípulo de Jesus conheça profundamente as doutrinas bíblicas, utilizando-se das ferramentas da exegese (hermenêutica e as indispensáveis línguas originais) e preze não só pelo estudo sério, mas pela aplicação dos seus resultados primeiramente em seu próprio contexto de vida e depois aos outros discípulos conforme a orientação do Pai, discernindo culturas e os diversos traços sociais que circundam a vida de todos.

Embora seja Batista, o Seminário quer servir a todas as denominações. Sabemos que muitas já optaram por iniciar escolas de ensino teológico que priorizem sua própria bandeira, tentando manter os seus alunos confinados ao seu planeta teológico sob a justificativa de que – irão trabalhar com um povo afeito a seus costumes, por isso não é bom haver confusão. Já o STBLitoral entende que essa justificativa não é plausível e suficiente para alguém que quer promover uma visão sadia de Reino de Deus, pois o Senhor e Sua obra no mundo não podem ser contidos! Sendo assim, nossos professores são preparados para ministrar a todos os irmãos e irmãs, objetivando o desenvolvimento do amor pelo estudo da Palavra, a abrangência de sua vivência cristã, investindo em sua capacitação como treinador de outros e variados líderes e a depuração de sua cosmovisão, sabendo que o aluno irá retornar para sua própria realidade denominacional repleto de ferramentas úteis para qualquer momento de seu ministério.

O STBLitoral pensa também nos homens e mulheres cristãos que desejam crescer espiritualmente mas não dispõem de tempo para estudar todas as noites. Daí o programa Aluno Parcial, no qual o aluno escolhe quantas e quais matérias poderá cursar dentro de sua disponibilidade de tempo. Os alunos parciais acumulam os créditos das matérias para candidatarem-se à formatura, assim que atingirem o número de horas-aula necessário.

Já o nosso programa Aluno Ouvinte atende aqueles irmãos e irmãs que se sentem despreparados para um compromisso acadêmico, mesmo que com poucas matérias(Aluno Parcial). Escolhem as matérias que desejam assistir e participam da vida do Seminário sem as obrigações com trabalhos, provas e outras avaliações, até sentirem-se bem adaptados. Depois, se quiserem, podem participar do programa Aluno Parcial.

O STBLitoral oferece, ainda, à toda comunidade evangélica, as semanas de reflexão teológica e missionária, onde temas atuais são abordados por professores de renome.

Por tudo isso e muito mais, fica o convite: venha conhecer o STBLitoral!